O Exame de Ordem de número 26, realizado em maio de 2018, contou com mais de 125 mil inscritos de todo o país, sendo mais de um décimo proveniente de Minas Gerais. Trata-se da segunda maior concentração de candidatos por Estado, perdendo apenas para São Paulo nesse critério. E, na comparação com os que menos inscrevem candidatos, o Estado de Minas Gerais inscreve sozinho mais que os dez menores Estados do Brasil em conjunto.

Existem 195 Faculdades de Direito só em Minas Gerais, aproximadamente um quinto na capital e o restante no interior. No Exame OAB26, as instituições da capital aprovaram 794 candidatos (com média de 21% de aprovação), enquanto as do interior aprovaram 1.981 (com a mesma média de aprovação). Mais de 80% dessas Faculdades contam com apenas um campus, enquanto as demais pertencem a uma rede de ensino.

Comparar esse universo de Faculdades não é tarefa fácil, ainda mais considerando que o mercado regional é bastante pulverizado, composto por diversas insituições de médio e pequeno porte. Minas Gerais tem apenas dez representantes entre as instituições de tamanho médio, formado pelas Faculdades que inscrevem mais de 200 candidatos por exame. Todas as demais são menores e nenhuma Faculdade do Estado está entre o grupo das grandes, que inscrevem mais de 400 candidatos por exame.

Seguindo o recorte proposto pelo nosso ranking, a lista das melhores no Exame da OAB deixa de mencionar as Faculdades que tiveram menos de 20 aprovados ou menos de 20% de aproção. As cinco melhores aprovações de Belo Horizonte, todas com mais de 30%, são: UFMG, ESDHC, PUC Minas, UNA e UniBH.

As melhores do interior de Minas Gerais foram: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC, Nova Lima); Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
Faculdade Metodista Granbery (FMG, Juiz de Fora); Faculdade Una de Contagem - FUNAC; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, Passos); Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, Ituiutaba); e Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC, Bom Despacho).

Faculdades de Direito de MG

Saiba mais visitando o Ranking das Melhores Faculdades de Direito.