O Exame de Ordem de número 26, realizado em maio de 2018, contou com inscritos de 36 das 45 Faculdades do DF. No total, concorreram 4.835 candidatos, sendo que 960 foram aprovados. Essa proporção coloca a região na média nacional. Já os Estados com melhor desempenho podem chegar a ter o dobro dessa aprovação.

As 10 maiores Faculdades responderam por 70% dos inscritos e também dos aprovados, com uma aprovação média de 20%. O UniCEUB, além de ser o maior da região, está entre os maiores do país em número absoluto de inscritos, tendo aprovado 231 egressos, o que representa quase 30% de aprovação.

Existe um segundo pelotão, formado por Insituições que inscrevem, regularmente, entre 200 e 400 candidatos por exame cada uma. Entre elas, no OAB26, somente UDF, Processus e IESB alcançaram mais de 20% de aprovação. As demais são UCB, Projeção, UNIP e Unieuro, todas com aprovação entre 12% e 20%.

Além das Faculdades de grande volume de inscritos, existem também aquelas de tamanho intermediário, com aproximadamente 100 inscritos por exame. A UnB é um bom exemplo dessa categoria, contando com 92 inscritos no OAB26, dos quais 53 foram aprovados. Essa aprovação (57%) foi a maior do DF, seguida pela EDP (47%), que é a sigla para Escola de Direito de Brasília, também conhecida com IDP.

Embora a EDP venha recentemente disputando a liderança na aprovação proporcional com a UnB, é uma instituição de menor tamanho. Para efeito de comparação, a EDP aprovou 21 candidatos, menos que a metade dos aprovados pela UnB no Exame. Ainda na categoria das instituições de menor porte, mas com boa aprovação, o destaque foi a unidade de Taguatinga do UniCEUB, que aprovou 18 dos seus 47 inscritos, alcançando índice maior que a da unidade da Asa Norte.

Segue um gráfico interativo com esses dados, no qual podem ser também consultados o resultados dos quatro últimos Exames de Ordem, dando uma dimensão da regularidade dessas Faculdades. Afinal, não basta aprovar poucos candidatos e apenas uma vez para que a instituição possa ser considera excelente. No meu modo de ver, a regularidade nos resultados é também muito importante e isso nem sempre aparece nas outras análises sobre o ranking da OAB.


Infogram

Saiba mais visitando o Ranking das Melhores Faculdades de Direito.