Para aprimorar a comunicação com meus estudantes, sempre busquei uma ferramenta simples. A principal meta era evitar o onipresente Whatsapp, pois entendo importante separar a comunicação pessoal da profissional. Por incrível que pareça, atualmente essa pode ser considerada uma meta ambiciosa.

Além disso, buscava uma forma de comunicação ao estilo de fórum aberto, não de contato particular com cada um dos estudantes. O que pretendia, com isso, era ter um quadro de avisos bastante simples, de modo que pudesse registrar onde parei e qual seria a programação da próxima aula.

Ou seja, eu queria criar um diário de classe digital.

Também queria que fosse possível o acesso ao público, pois sei que a necessidade de autenticação para leitura termina sendo uma enorme barreira. Como eu já tinha um blog, buscava uma comunicação mais ágil do que uma postagem normal, mais na linha de um chat. Por fim, queria que fosse uma solução gratuita.

Minha opção terminou sendo o Gitter, que é uma plataforma de gestão de comunidades bastante simples. Embora o Gitter não defina seu público como de programadores, está bastante claro que se trata de gestão de comunidades para esses profissionais. Seja como for, nada impede que tiremos vantagem das maravilhosas ferramentas que os programadores criam para si.

Aplicativos do Gitter

Para ter uma ideia da importância dessa plataforma, o Gitter foi comprado pelo GitLab em 2017, quando já tinha mais de 800 mil usuários. Desde então, é um projeto open source e sem qualquer limitação de uso. Isso se deve a que o Gitter deixou de ser uma empresa com propósito comercial e passou a ser o braço da GitLab voltado ao desenvolvimento de comunidades que fortaleçam sua posição no mercado (de gestão de repositórios para desenvolvedores).

Mas isso não é tão relevante para nós, a não ser pelo fato de que tudo leva a crer que o Gitter é mesmo uma opção sólida e que não será descontinuada. Por falar em opções, algumas soluções são dignas de menção, nem  que seja apenas para esclarecer como se distinguem do Gitter.

Entre as alternativas está o Slack, uma empresa gigantesca, com atividade diária de mais de 12 milhões de usuários. Não se trata, portanto, de uma opção de nicho, e sim de uma alternativa à comunicação para o mundo do trabalho como um todo. Além disso, sua missão é a comunicação interna entre equipes, e não a gestão de comunidades.

Esse campo de soluções genéricas para o mundo do trabalho parece estar bastante congestionado, com múltiplas - e ótimas - opções, o que seria um bom assunto para outro post. Aqui estou me restringindo a comparar soluções para o meu problema concreto, que é a gestão das minhas comunidades. Ou seja, a gestão das minhas salas de aula.

Embora tenha tido sucesso relativo na comunicação com os estudantes via Slack e, mais recentemente, via Discord, terminei decidindo construir um fórum mais leve e aberto, o qual pudesse ser apresentado dentro da página de cada curso que leciono. Fiquei feliz com o resultado e espero que funcione melhor que minhas tentativas anteriores, pois terminei me dando conta que não estava usando as melhores ferramentas para a missão.

A cereja do bolo é que, justamente por se tratar de uma comunidade do mundo da tecnologia, o desenvolvimento do Gitter é muito ágil e voltado a integrações de diversas formas. No caso, optei por usar uma integração chamada Sidecar, que permite a exibição do Gitter diretamente no blog. O resultado é o seguinte:

Printscreen do meu blog

Nunca mais Whatsapp, nunca mais Páginas no Facebook. 😅

Na verdade, sei que essas soluções continuarão a existir e que muitos estudantes se informarão, em segunda mão, por posts propagados naquelas comunidades. O importante para mim é que poderei manter uma comunicação organizada e acessível, o que estava tendo dificuldade de realizar por meio de ferramentas mais complexas.


Como manter a comunidade informada sobre suas atividades
Comparativo de ferramentas para changelog e opções mais sofisticadas para manter seus usuários informados (e felizes).
Atualização da minha busca por um quadro de avisos