Em busca do "link na bio" perfeito
Desde que o Instagram se tornou uma das principais redes sociais (talvez a principal sob certo enfoque), a expressão "link na bio" passou a ser muito usada. Isso decorre de uma limitação do Instagram, que praticamente não permite a postagem de um link clicável. Afinal, você só tem um link fixado na sua página de perfil.
Para contornar essa limitação, foi criada uma classe de ferramentas para gerir o "link na bio" e a Linktree é a mais famosa delas. Mas, pessoalmente, não gosto do resultado, já que se trata apenas de uma lista com inúmeros links. Com isso, é razoável supor que muita gente desista de clicar no link que desejava inicialmente, simplesmente porque a decisão de escolha é muito cansativa.
A solução mais adequada sempre me pareceu criar uma landing page pessoal, que nada mais seria do que um hub para distribuir o tráfego direcionado para o "link na bio". É claro que existem mil formas de criar uma landing page, mas sua criação e gestão representam desafios que podem ser significativos. Ainda que você saiba como criar e gerir essa página, isso fatalmente consumiria algum tempo.
Por isso fiquei tão feliz quando encontrei um serviço chamado Sleekbio. Trata-se de uma ferramenta lançada recentemente e que tem como propósito demonstrar seu portfólio digital de uma maneira bastante pessoal. É uma ferramenta para pessoas físicas apenas e acho que isso diferencia bem o espaço das empresas. Pessoas jurídicas precisariam de uma página institucional, o que é incompatível com o propósito da Sleekbio.
Foi muito rápido colocar minha página no ar. No fim, por um capricho desnecessário, terminei escolhendo comprar o aplicativo. O valor é de USD 19,00 em pagamento único e só o fato de não ser mais uma assinatura já é uma grande vantagem. Quando você paga ele continua exibindo uma marca menor no rodapé, de modo que não chega a ser um produto totalmente customizável.
O resultado da publicação é uma página que vai direto ao ponto, identificando o que é mais importante para você no momento:
Ao final, você deve colocar um rodapé com indicação das suas redes sociais - o que é meio caminho andado para quem precisa de uma solução para integrar diversos perfis. Como adiantei, veja que eles continuam a exibir as iniciais da ferramenta (SB) ao final da sua página, mesmo no plano pago:
Em síntese é isso. Não poderia ser mais fácil.
Antes de aderir talvez você deva considerar que se trata de um aplicativo da família da AppSumo Originals. Por isso é natural que eles venham a lançar integrações pagas para ampliar as funcionalidades, por exemplo: newsletter, sorteios e agenda de compromissos.
Seja como for, se a AppSumo se mantiver fiel à proposta, veremos sempre soluções que não são as melhores, mas são sempre uma alternativa de bom custo benefício. E isso é justamente o que basta na maioria das vezes.