Razões para usar o XMind nos seus mapas mentais
Antes de convencer você a usar o XMind, é preciso que esteja convencido a usar uma ferramenta de mapas mentais. Mas o que é um mapa mental?
Trata-se de uma representação visual das suas ideias, geralmente estruturada em formato de árvore.
Se você tem necessidade de apoio visual para aprender e memorizar ou se precisa apresentar qualquer conteúdo visualmente para outras pessoas, mapas mentais são para você. Caso prefira listas ou cards para estudar e tomar notas, talvez seja mais produtivo adotar outra abordagem. Um mapa mental tradicional se parece mais ou menos com isso:
Sou adepto dos mapas mentais, pois acho que realmente funcionam. Ao longo de todos os anos que utilizei mapas mentais para lecionar ou para apresentar conceitos a clientes, quase sempre deu certo. Quantos às poucas vezes em que os mapas mentais não funcionaram, imagino que tenha sido a ferramenta errada para o público. Se o público é formado de pessoas muito focadas na oralidade, evito apresentações visuais e com transições animadas.
Hoje, no entanto, isso é a exceção. A maioria das pessoas aceita e se sente atendida por explicações acompanhadas de diagramas. De outro lado, apenas o diagrama sem nenhuma explicação certamente não funcionará. Essa é uma das razões pelas quais mapas mentais só funcionam bem quanto feitos por você. Ocorre o mesmo problema se você tentar ler as anotações de outra pessoa, pois mapas mentais não deixam de ser notas dispostas espacialmente.
Embora seja possível desenhar um mapa mental com papel e caneta, os aplicativos facilitaram esse processo enormemente. Isso se deve a que não é preciso saber desenhar, bastando que você indique se o próximo passo é um filhote (usando o tab para isso) ou um irmão (usando o enter para isso) do último item editado. É possível também usar o mouse para fazer isso, mas com o teclado é muito mais prático.
O Bigglerplate é um site que mantém uma lista dos aplicativos de mapa mental mais utilizados e ele aponta do XMind como uma das soluções mais populares. Você pode comparar todas as alternativas por lá, mas aqui vou dar minhas razões pelas quais o XMind é uma solução muito competitiva:
- Seu trial não expira. A única diferença para a versão paga são algumas funcionalidades que talvez você não precise, por exemplo, exportar em alta definição e converter o mapa mental em apresentação.
- A versão para desktop funciona bem no Windows ou no Mac. Então você não precisa estar online para elaborar seus mapas mentais.
- Mesmo dentro da mesma estrutura conceitual de árvore, existem diversas formas de exibição do conteúdo. Essa é uma funcionalidade única do XMind e a razão pela qual não consigo usar nenhum outro aplicativo concorrente.
- Se as estruturas são o diferencial do XMind, é também importante que ele tenha todas as ferramentas básicas da concorrência: links, conjuntos, chaves, notas, etiquetas e balões. Isso existe (ou precisa existir) em todo bom aplicativo de mapa mental.
- O XMind tem atualizações anuais e vem evoluindo sempre. No entanto, a última edição trouxe novidades que não me interessam tanto: uma visualização nova e novas formas de apresentação.
Por todos esses motivos, o XMind é um aplicativo insubstituível para mim.
Caso você não confirme minha opinião, existem diversas opções recomendadas pelo Biggerplate: MindMeister (ênfase na colaboração online, mas somente três mapas gratuitos); MindNote (muito bonito, mas somente para Mac); e, por fim, MindManager ou MindGenius (opções corporativas com foco em gestão de projeto ao preço de mais USD 160 ao ano).
Além desses, existem: Miro (boa ferramenta de whiteboard que também tem mapas mentais, mas limitada a três boards editáveis); Coggle (muito bonito e talvez o melhor para compartilhar, desde que os mapas mentais sejam públicos); e Scapple (espécie de whiteboard voltada a usuários do Scrivener).
Dessa comparação, fica claro que existem aplicativos de mapa mental que desejam entrar no mercado de gestão de projetos. Geralmente eles são muito caros e não me interessam. Existem também aplicativos para edição de diagramas que, ocasionalmente, servem para editar mapa mental. Eu prefiro o contrário: um aplicativo de mapa mental que, ocasionalmente, sirva para elaborar um diagrama.
Além disso, existem aplicativos web com foco na colaboração, o que não é meu interesse. O que busco é uma forma simples de organizar minhas ideias antes de compartilhar o que penso. Se a sua necessidade é parecida com a minha, o XMind pode ser a melhor opção. Mas a lista de todas as alternativas é muito longa e qualquer omissão aqui não significa que o aplicativo seja ruim.
Na verdade, a lista completa seria praticamente inesgotável, especialmente se considerarmos que hoje os aplicativos de mapa mental passaram a concorrer no segmento de produtividade e colaboração em tempo real.
Espero que essas linhas gerais ajudem você a posicionar os aplicativos que resolver testar e suas alternativas mais próximas, pois realmente a busca pode ser tornar longa e confusa. Basta ver a infinidade de posts na internet que pretendem listar todos os programas disponíveis, sem muito colaborar para a sua decisão.
Boa escolha!