Partindo do princípio de que seu livro não precisa se destacar pela capa bonita (na verdade, a meta é não se destacar pela capa feia), quais são as alternativas para fazer uma capa para ebook de forma fácil e barata?
A resposta rápida é usando o Canva ou qualquer um de seus concorrentes.
Cheguei a testar alguns aplicativos dedicados a criação de capas para ebook, mas nada se compara à usabilidade que o Canva e seus concorrentes alcançaram. Acho, contudo, que todos eles tendem a oferecer modelos voltados a livros de ficção, de modo que minha busca por um template mais técnico foi um pouco frustrante.
Um dos meus aplicativos preferidos é o Dysigner, pois sua coleção é enorme. Garimpando, você consegue encontrar alguns modelos gratuitos muito bonitos:
A coleção do Visme é pequena, mas conta com algumas capas com visual mais corporativo. É como se o foco do Visme fosse em relatórios empresariais, não tanto em ebook:
O Crello tem muita diversidade de modelos com boa qualidade:
O Creatopy tem uma coleção pequena, mas bem organizada:
Já o Snappa tem, na minha opinião, um visual de menor qualidade. É como se suas capas, em sua maioria, fossem adaptações de posts genéricos:
O Pixelied tem um acervo pequeno, mas que vale a citação. Talvez por ser uma alternativa mais nova o acervo esteja em crescimento, o que é mais um motivo para acompanhar esse site:
No mais, achei que o Fotor, Stencil, Designbold e Lucidpress têm poucas opções. Talvez não seja o foco dessas ferramentas.
Quem sabe esse tipo de aplicativo já tenha tantos clones que tenhamos chegado a um ponto de dizer que existe o Canva e existem os outros. Mas, em se tratando de capa de ebook, você só precisa encontrar um design que atenda ao seu gosto. Por isso, ter uma lista de aplicativos pode ser bom para dar uma olhada em diferentes acervos, pois sua escolha pode estar em qualquer um deles.