O aplicativo original do Mac para organização dos aplicativos (chamado Launch) replica a mesma sistemática do celular para exposição de todos os programas instalados. Basicamente, o Launch exibe uma lista de ícones que podem ser agrupados em conjuntos. E a própria forma de mover os ícones é em tudo semelhante ao que se faz em um celular. Em que pese essa simplicidade tenha um lado bom, pode se tornar bastante limitante também.
Como, até recentemente, eu tinha muitos aplicativos instalados no Mac (muito dos quais apenas testei e já deveria ter desinstalado), cheguei ao ponto de ter dificuldade de encontrar os programas pelo nome. Foi aí que resolvi instalar um programa para gestão do próprio Launch e as coisas começaram a sair do controle. Assim, por mais de uma vez, perdi a organização feita e isso me desestimulou a manter a solução.
Mas agora acabei de encontrar uma me parece ser uma solução bastante elegante, chamada Overflow 3 (USD 14,95). No meu modo de ver, o Overflow é uma espécie de barra de favoritos para os seus aplicativos. Afinal, você coloca no Overflow somente os aplicativos que quiser. E, ao retirá-los de lá, eles não são desistalados, de modo que o Overflow é uma camada adicional de organização.
Embora minha comparação seja sempre com o Launch, o Overflow se coloca também como uma alternativa ao próprio Dock, que são os atalhos mais nobres que você pode ter para os aplicativos. Além disso, o Overflow tem uma boa busca para arquivos, pastas, imagens e links. Ou seja, todos esses tipos de conteúdo podem ser colocados no Overflow.
Essa soma de funcionalidades me permitiu organizar aplicativos nativos e links para web apps (cada vez mais frenquentes) em um mesmo ambiente. Na prática, não paro mais para pensar se tenho aquele aplicativo realmente instalado no meu computador ou se o atalho levará a um endereço no navegador. E, como tudo isso é feito o auxílio de abas que podem identificar os grupos de aplicativo, o acionamento dos programas ficou muito mais rápido.
Imagino que se perder em seus aplicativos seja um problema incomum, pois as pessoas tendem a ter um número reduzido de programas instalados. Mas se você, como eu, está sempre testando novas possibilidades, talvez termine caindo na mesma armadilha. Ao menos agora sabe que conta com o Overflow para não ficar perdido para sempre na tela do seu Mac.