Já relatei aqui minha busca por um quadro de avisos para o blog. Ao final, terminei percebendo que precisava também de uma forma de interação com as minhas comunidades, de modo que era desejável dar voz aos usuários. Assim, precisava do famoso fórum, razão pela qual terminei escolhendo o Gitter.

Em busca de um quadro de avisos para o blog
Comparativo entre os principais aplicativos de gestão de comunidade e de chat voltados ao merado corporativo. A missão é evitar o Whatsapp a qualquer custo.
Este foi o início da minha jornada por um quadro de avisos

No entanto, existe uma demanda parecida, resumida à necessidade de divulgação sem interação pública com os usuários. Eu nomearia tal uso de "microblog", caso já não pertencesse a outro tipo de ferramenta. Trata-se do é que conhecido, no mundo dos desenvolvedores, como "changelog". Vamos ver quais são as principais ferramentas desse mercado.

O Headway é uma ferramenta de changelog muito simples, que atende perfeitamente à demanda de divulgação de novidades sobre o seu produto (ou o que você mais desejar divulgar). O aplicativo oferece opções para publicar o changelog em uma página autônoma ou diretamente em um widget, exibido dentro do seu blog ou aplicativo.

Exemplo de uma página e de um widget no Headway

É o que eu chamaria de "experiência raiz" por dois motivos: o post é escrito em markdown e a customização do widget é limitada. Já o plano pago (USD 29/mês) oferece ainda: whitelabel, publicação no seu domínio, integrações, entre outras funcionalidades. Assim, no geral, o plano gratuito é mais do que suficiente para cumprir a missão de divulgar suas atividades.

Uma boa alternativa ao Headway é Announcekit, que tem muito mais customizações no widget, além de ser voltado a um público mais amplo. Embora, na origem, as ferramentas de changelog sejam voltadas aos desenvolvedores, existem adaptações para servir as equipes de marketing e de produto.

Esse é justamente o caso do Announcekit, que incluiu na sua solução as funcionalidades de feedback e de notificação por email. Em termos de preço, o Annoucekit tem um plano parecido com o do Headway por um preço melhor (USD 19/mês). Mas, para utilizar as ferramentas de marketing, é preciso escolher um plano mais caro (a partir USD 49/mês). Ou seja, é barato para desenvolvedores e caro para os profissionais de marketing.

Widget do Annoucekit em ação

Pelo que pude perceber, o Announcekit está concorrendo diretamente com o Beamer. A maior diferença que encontrei foi que o Beamer não oferece um plano inicial em conta, resumindo-se a cobrar nas faixas mais caras, com funcionalidades bastante similares às do Announcekit. Aliás, até visualmente os concorrentes são muito parecidos.

Widget do Beamer (muito parecido com o do Annoucekit)

Outro concorrente a ser mencionado é o Noticeable. Como ele parece ser o único que limita o plano gratuito a um projeto, não me aprofundei na ferramenta. Por fim, existe o ReleaseNotes, que tem um modelo de negócios basedo no número de assinates do seu changelog. Como ele parte de USD 14/mês, também não avaliei detidamente o aplicativo.

Ou seja, a concorrência se organizou em uma linha crescente de complexidade e preço, na seguinte ordem: changelog, anúncios (releases e anúncios em geral), central de notificações, segmentação de usuários, feedback, notificações push, customização de design e integrações com ferramentas de marketing.

Pessoalmente, acho que, se você não precisa de nada muito complicado, o Headway é uma boa opção para pequenos anúncios. Mas, se você pretende expandir o atendimento a demandas de marketing, o Announcekit parece ser o mais flexível, pois tem mais faixas de preço e funcionalidades. Assim, você pagará somente por aquilo que for importante, quando e se a necessidade surgir.